segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO

Naquele tempo em que a vida era simples e parecia ser feita de giz, uma noite meus pais, meu irmão e eu sentamos em volta de um bolo, no chão da sala.

E então eles acenderam a vela, cantaram parabéns pra você - aliás, para mim - e ganhei um presente de cada um : uma Susi, duas "Giselles" (que eu colecionava) e uma outra boneca que não consigo me lembrar. (Tantas bonecas fizeram a minha infância e eu não me canso delas. Talvez sejamos todas mulheres-meninas.)

Ainda sinto o gosto da cobertura do bolo de limão que me pareceu enorme, delicioso, com três bonequinhas em cima pra enfeitar.

Era meu aniversário de seis ou sete anos, tínhamos acabado de nos mudar de Salvador para Jundiaí, não conhecíamos ninguém, e na casa ainda não havia móveis.

E apesar de estar longe da família e dos almoços aos domingos na casa da minha avó, numa cidade desconhecida e sem praias (o que pra mim parecia impossível) o clima era de alegria e segurança, um mundo ainda feito de giz e bonecas.

Tantos aniversários depois, só posso agradecer por ter sempre pessoas queridas em volta do bolo, e por tantas "bonecas" recebidas.

E desejar que no balanço inevitável das perdas e ganhos que os anos trazem, eu saiba ver sempre o saldo positivo.

E que apesar das dificuldades e tropeços, o mundo continue, de certa forma, a ser feito de giz, com "bonecas" alimentando a criança de seis anos que vive em mim, e que às vezes eu penso ser o que tenho de melhor.

7 comentários:

  1. oie !

    Muitissimo leve e gostoso o seu texto !
    Contrastante com a densidade de nossos dias, onde para quem queira ainda tem espaço de sobra para todas as crianças adultas, rs

    kisu !

    ResponderEliminar
  2. Oba ! Ganhei comentário, parabéns e um novo seguidor !! Bjs pra vc !!

    ResponderEliminar
  3. Pô Carlucha! Não lembro de nada rsrsrsrs...

    Só tinha 4 aninhos! Que legal q. você guardou isso. daquela casa a minha lembrança mais forte é do natal da bicicleta, lembra? Foi 82!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. O mais importante é mesmo sempre ter pessoas especiais em volta do bolo!
    Adorei o texto!
    bjos =)

    ResponderEliminar
  5. Meu Deus,quanto tempo...tb tenho muitas lembranças daquela sua casa!!Dos impecáveis cristais na sempre impecável sala de visitas da sua mãe,daquela maravilhosa prateleira repletaaa de bonecas maravilhosas no seu quarto,das noites em que brincáva-mos de gato-mia no quarto do Paulinho!!E de um suco de cupuaçu que sua mãe me fez experimentar e que eu o vomitei depois pela escada inteira da minha casa(rsrsr)...e claro,daquele quartinho no quintal onde brincáva-mos de escolinha,lembra??Vc sempre a professorinha,num quartinho cheio de brinquedos e "murissocas"...ahahahaah!!!
    Ai,eu era feliz e não sabia...quantas saudades desse tempo doce e lúdico de nossas vidas...

    ResponderEliminar
  6. Outra coisa,vc devia se chamar Polyana...rsrsrs

    ResponderEliminar