terça-feira, 14 de setembro de 2010

O DEBATE E AS ELEIÇÕES



Com receio de estar falando bobagem no texto anterior sobre a audiência do debate dos presidenciáveis, fui checar a informação e não deu outra: três pontos de audiência, três !

Acredito que não é (só) falta de consciência política da população, mas falta de paciência mesmo de ouvir a mesma ladainha.

Nada é pior que ouvir um político falar: eu tenho a impressão de que se você der cinco horas pra cada um, eles vão falar cinco horas ininterruptamente ! E sempre da mesma forma, com gestos forçados e entonações parecidas.

Tem gente que vai me odiar, mas ainda assim vou confessar : eu gosto dos discursos do Lula. Ele fala errado, erra a concordância, mas pelo menos é mais espontâneo, natural. Fala como gente de verdade, não como um boneco inflável.

O voto não deveria ser obrigatório. Não me sinto poderosa ao votar, sinto-me impotente, desanimada, uma palhaça de circo que participa (forçada) do mesmo espetáculo.

Mas enquanto não tem jeito, vou votar na Marina. Mesmo que ela continue com aquela cara de evangélica e aquela sobrancelha horrível. (Se até a Dilma ficou bonita, porque ela não pode ficar também ? Será que ela não sabe o quanto a imagem pode ajudá-la nas eleições ? Isso me parece resistência pessoal, porque não é possível que ninguém a tenha assessorado quanto a isso. )

E aproveitando - porque não sei se volto a falar no assunto - de toda a palhaçada de nomes para deputados , há um cara sério, pelo menos um, que é o GABRIEL CHALITA, número 4030, candidato a deputado federal.

O Gabriel estudou Direito comigo na PUC/SP, embora não na mesma classe. Éramos cinco turmas de manhã, e ele foi escolhido o orador. (quem quiser ver a minha fita de formatura - naquela época era fita cassete - vai ver o Gabriel Chalita e o Reinaldo Gianechinni, que já era modelo e que - esse sim - estudou na minha classe cinco anos, veja só)

Mas voltando ao Gabriel: aos 12 anos ele escreveu um primeiro livro e hoje conta com 45 publicações. Aos 19 anos foi vereador , foi Secretário da Educação, cursou Filosofia, Direito. Fez mestrado em Ciências Sociais/Sociologia Política e Direito. e doutorado em Comunicação e Semiótica e Direito, ambos pela PUC/SP. Ensina atualmente nos programas de graduação e pós-graduação da própria PUC/SP e no Mackenzie. Candidatou-se a vereador em 2008 e recebeu a maior votação dentre os eleitos: 102.048 votos.

Não acredito que ele queira chegar lá pra fazer nada.

5 comentários:

  1. Carlucha, acho o Lulla, cada vez mais insuportável!! Tanto pelo o que fala -por que tudo é o oposto do que ele faz- quanto por como ele fala: talvez até por saber a quantidade de baboseiras, absolutamente tudo me soa falso e exagerado. Pode reparar, é tudo farinha do mesmo saco, ele só faz de forma diferente dos outros.
    bjokas - e Deus nos acuda por tanta falta de opção.

    ResponderEliminar
  2. Deus nos acuda e nos dê paciência ! Bjs !

    ResponderEliminar
  3. Apesar de ter votado no Lula nas sei lá quantas vezes que ele tentou se eleger e quando ele se elegeu e achar que quando o Lulinha paz e amor abre a boca, voam besteiras de lá, concordo contigo...O cara sabe fazer os discursos dele, é inegável. Só acho estranho não terem tentado dar o impeachment a ele por todo esse esforço monumental em eleger a candidata dele...E sim tbm votarei na Marina e, mais uma vez vc falou tudo fofa...A Marina parece evangélica, meu! Nem parece pertencer a um partido tão progressista e idealista como o PV ! Nem parece pertencer ao mesmo partido do Gilberto Gil e do Gabeira! E sobre o Chalita, ah...ontem vi propaganda dele no horário político, taí um bom nome pra votar. Eu gosto dele tbm porque ele é intelectual e não carrega aquele ranço de "religião é pra pobres e alienados e é ópio do povo". Gosto muito a postura dele em assumir sua crença na religião católica. Gosto mesmo.

    Carla, qual é o número dele mesmo ?

    Bjs! E vai rolar baladinha no fds ou não ? Preciso mandar msg praquela coisa do Danillo...;p

    ResponderEliminar
  4. Ana, o número dele é 4030. O engraçado é que a única coisa que eu não gosto no Chalita é o fato dele assumir a religião católica, assim como não gosto da "postura evangélica" da Marina. Mas enfim, a liberdade religiosa é uma coisa preciosa, e eu me pergunto: Será que se um deles se declarasse espírita eu também não ia gostar ?

    ResponderEliminar
  5. Esqueci: e essa baladinha que não rola, hein !!!

    ResponderEliminar