sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

RELEITURA

Morreu essa quarta feira J.D. Salinger, autor de "O Apanhador no Campo de Centeio", aos 91 anos, de morte natural.

Eu tinha vinte anos quando li o livro, e lembro de ter odiado o personagem, que para mim era apenas o fracassado mais mal humorado do universo.

Holden Caulfield me irritou profundamente. Se bem que - admito - me irritar não é tarefa assim tão difícil.

É verdade que nunca tive paciência com adolescentes. (Tenho vontade de mandar fazer uma camiseta " EU ODEIO ADOLESCENTES", mas espero passar)

Mas agora, mais de uma década depois, esse perfil meio "out", meio "loser" (tipo personagem do Kevin Space em Beleza Americana) me encanta. Vai entender.

Vou dar um crédito pro Caulfield e ler o livro de novo. Preciso saber se o personagem principal vai me irritar como da primeira vez ou me encantar.

Apesar de saber que o Salinger, sete palmos abaixo da terra, não dá a mínima pra isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário