terça-feira, 19 de outubro de 2010

SEXO E CASAMENTO ou DRA CARLA RESPONDE


Um dia, meu (agora ex) marido me disse: "Eu só acho três mulheres bonitas no mundo: Você, a Amy Lee (vocalista do Evanescence) e a Angelina Jolie. Das três, você é a que menos dá pra mim". Achei graça, mas era a mais pura verdade: ele, que namorou uma ninfomaníaca que praticamente o seduziu (pra quem não sabe: eu me apaixonei por ele à primeira vista e tomei todas as iniciativas possíveis) agora estava casado com uma mulher que não pensava em sexo.


Eu já devo ter dito que mulheres são cíclicas e regidas não só pelos astros (pra quem acredita), mas principalmente pelos hormônios. Assim, no período fértil querem dar pra todo mundo (a natureza é mesmo sábia e haja cuidado) e na TPM querem colo, só pra começar do básico. Na gravidez podem até pensar (e muito) em sexo, mas daí a se sentirem à vontade e poderosas com aquele barrigão, são outros quinhentos.


Mas o negócio complica mesmo quando chegam os filhos: aí são mais hormônios na parada, com a amamentação, sem contar toda a atenção que um bebê exige. Posso garantir que a última coisa que uma mulher com um filho recém nascido pensa é em sexo. Esses dias fui visitar um casal que tinha acabado de ter filho. A mãe foi amamentar e o pai me disse, sem a menor cerimônia: "Só quem vê peito aqui é ele". É assim mesmo.


É certo que as mulheres estão acostumadas a fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas quando os filhos chegam, todo mundo já sabe: passam a ser prioridade.Tem mais: uma mulher precisa se sentir desejada para desejar. E é meio difícil se sentir desejada e/ou atrante quando não se consegue dormir e não se tem tempo nem para pentear os cabelos. Estou sendo boazinha: nessa ocasião a gente não se sente pouco atraente. A gente se sente um buxo.


Mas se o problema fosse só esse, era só esperar alguns meses: passada a fase delicada, tudo voltaria ao normal. Crianças crescem muito rápido, é preciso aproveitar o tempo ao seu lado e depois de mais ou menos um ano, já é possível equilibrar filhos, marido, trabalho, romance. Será mesmo ?


Vamos supor que sim: seu marido ama você, ambos têm um bom trabalho, ele a ajuda em casa. Ou você tem empregada e/ou babá, que maravilha. Se existe uma preocupação da mulher em se cuidar (e tempo e dinheiro pra isso), se existe um cuidado e uma boa comunicação entre o casal (boa comunicação entenda-se: ambos se sentem amados), há mais chances do casamento durar. É preciso certo esforço, uma jantarzinho aqui, uma viagem a dois, um presentinho de vez em quando. E tolerância. E paciência. Engolir uns sapinhos faz parte.


Não, o sexo não vai ser o mesmo do começo do relacionamento: a quantidade vai diminuir, mas talvez a qualidade melhore se o casal se esforçar para continuar o jogo da conquista. Porque essa coisa de assinar papel dá uma falsa segurança. É uma cilada.


Mas ainda assim, fazendo "tudo certo", o amor pode acabar. Foi o Osho quem disse, mais ou menos isso: O amor é uma brisa. Quando ele chega, deve-se aproveitar, viver, sentir. O amor torna a vida mais bonita, mais fresca, mais leve, mais agradável. De uma hora pra outra, ele pode ir embora. Não adianta esbravejar, tentar segurar, fazer contrato, promessa. Simplesmente ele se foi e não há nada a fazer a não ser aceitar.


Se num casamento com amor o sexo já é difícil, requer esforço e às vezes planejamento, sem amor, como é que fica ? Não fica.


Não me arrependo de ter casado. Aprendi muito, recomendo. Mas cada vez mais acredito que os relacionamentos tem prazo de validade, não são pra sempre.


E pra fechar, vou citar meu primo de novo, o mesmo do texto anterior, que na mesma ocasião pós divórcio me confidenciou: "Mas sexo é bom mesmo, né ? Eu tinha esquecido. Fiz muito mais sexo agora divorciado do que em todos meus anos de casado".


Por isso que eu digo: casar virgem não dá. Depois de casado que não se faz sexo mesmo.
..
(É claro que o tema é complexo, não foi suficientemente explorado, e vai render muitos outros textos. Seria bom se os casados se manifestassem !)
..
Agora, tenho uma confissão a fazer: mesmo depois do fim do casamento, o sexo pode ficar mais difícil. É que fica a sensação de "já vi esse filme". Não rola. Mas esse é outro texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário