quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CHORAR FAZ BEM

A Patrícia era minha depiladora: ela me deixava à vontade para depilar partes (mais que) íntimas, fazia a melhor sobrancelha do mundo (até hoje não encontrei quem faça igual) e sempre me recebia com um sorriso, mesmo quando eu chegava esbaforida e estressada, com horário apertado.
Bonita do alto de seus vinte e poucos anos, com cabelo escuro e ondulado, ela era discreta e levemente tímida, ao contrário das outras mulheres que trabalhavam no salão. Mesmo assim nossas conversas eram inevitáveis e o papo rolava solto entre cera quente e posições esdrúxulas. Como quase sempre acontece entre as mulheres, sejam casadas (seu caso) ou solteiras (meu caso), falávamos sobre relacionamentos.
- E aí, ele te ligou ? (...)
- Então você está namorando o arquiteto ? (...)
- Há quanto tempo você é casada ?
Nesse dia, ela desatou a chorar. Eu disse chorar ? Ela começou a soluçar.
- Você está bem ?
- Ah, me desculpe !
- Mas o que aconteceu ?
- Meu marido terminou comigo – e chorava.
- Mas por que ?
Ela mal conseguia falar de tanto chorar. E se desculpava:
- Que vergonha, me desculpe. Ele disse que não quer continuar, não sabe se ainda gosta de mim.
- Olha, fica calma. Quer um copo de água ?
- Obrigada. Mas que vexame, você é minha cliente, me servindo. Estou trabalhando. Desculpe. E chorava.
O que me constrangia não era o fato dela chorar, mas de se desculpar a todo instante.
Como é difícil chorar, ainda mais na frente de alguém. Eu mesma, me sinto tão desconfortável, que tenho uma técnica: tento sorrir com os lábios (mas meus olhos me traem) e pensar em qualquer outra coisa até que a pessoa desapareça da minha frente, para que eu possa chorar, e soluçar bem alto, se for o caso.
Não sei o final da história, mas minha vontade aquele dia era dizer “Pode chorar, não tem problema nenhum. Chorar faz bem”. Aliás, eu disse, mas ela continuou se desculpando.
Fico a pensar como é feliz aquele que tem uma pessoa (só uma) para quem pode ligar numa situação dessas e dizer um “Você pode vir aqui ?”
Esse "Você pode vir aqui" significa “Vem aqui agora, pelo amor de Deus, que estou me sentindo a última pessoa do universo, e preciso que você me ajude a colocar isso pra fora” . Significa também "Eu preciso de você, e sei que você não vai me julgar uma idiota sentimentalóide. Também não vai se aproveitar da minha vulnerabilidade. Eu confio em você".
E quando esse alguém chegar, poder chorar bem alto, afundada no seu ombro, sem ter que pedir desculpas por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário