sábado, 12 de março de 2011

A BUSCA NOCIVA PELA PERFEIÇÃO

                                      

"Eu só queria ser perfeita”, diz a personagem de Natalie Portman a certa altura de “Cisne Negro”. A fala resume o conflito psicológico que serve de motor para o filme, um mergulho na mente perturbada de Nina, bailarina em crise vivida por Portman.

O filme retrata uma situação limite. Mas quem já quis ser perfeito sabe que esse é o caminho mais curto para a infelicidade.

Humanos que somos,  a imperfeição é exatamente o que nos caracteriza. E, como disse Shirley MacLaine numa entrevista na Oprah (já que ando falando da entrevistadora)  "Devemos buscar a aceitação, não a perfeição"

Quem busca a perfeição não se aceita. Não tem como, são duas coisas incompatíveís. Ou você se abraça inteiro e aceita seus "defeitos", ou passa a vida inteira buscando a "perfeição" e achando que não é bom o bastante. (e pensando assim, nunca será)

Como me dão nos nervos essas pessoas estilo "Sandy" de ser, sempre impecáveis, politicamente corretas, que vivem pisando em ovos, com medo de errar ou fazer feio. Gente assim se leva muito a sério e parece incapaz de relaxar numa roda entre amigos. (Você convidaria a Nina do filme para uma cerveja?) 

Já a Shirley MacLaine, atriz consagrada que ficou famosa por suas atuações, vida pessoal conturbada e fitas de ginástica, (naquela época era fita e era ginástica) tem hoje uma  sabedoria que impressiona mais que o corpinho de trinta e cinco anos (ela tem setenta)

Mas nem sempre foi assim: nos tempos de maior sucesso (incluindo Oscar, muito dinheiro e muito prestígio) ela se sentia miserável por conta dessa loucura de querer ser "perfeita". Nunca estava bom. Nem poderia. 

É como disse a Zíbia Gasparetto na entrevista da Claudia nesse mês: "Gay que sai do armário fica muito mais forte" Claro ! Mais forte e mais feliz, imagino.

É o caso de parar pra pensar, procurar nos arquivos mentais: Quando você se sente bem consigo mesmo? Qual a última vez que você parou e pensou "porra, eu tô feliz pra caralho, eu tô bem!" ? Com certeza não foi num momento de crítica ou de auto flagelação; você deve ter rido de si mesmo, deve ter se arriscado numa situação nova sem medo de fazer papel ridículo, deve ter sido um pouco mais compreensivo, mais paciente. De repente até conseguiu olhar o outro e se ver (com compaixão) na imperfeição dele. Ou então, ao contrário, alguém passou dos limites e você mandou pra puta que pariu (chutar o pau da barraca de vez em quando também pode ser bem saudável)  

Eu não estou pregando o conformismo, a miséria, a inércia. Não! O objetivo é a evolução, sempre! Mas esse desejo pelo melhor deve partir da aceitação, não da negação de si mesmo. Não podemos agir como se estivéssemos " consertando algo de errado" em nós. Não há nada de errado conosco. Ah, que delícia perceber isso.

4 comentários:

  1. E eu não vi esse filme...Será que ainda está passando Cisne Negro ???? Bom, ao que interessa: não lembro quem foi que disse, se foi um desses - no que hoje se convencionou chamar de - coacher- esses "gurus" da psicologia corporativa, acho que foi o Marins talvez, enfim, disse que "se deve buscar a EXCELÊNCIA e não a perfeição pois a última NÃO existe pois Perfeito só Deus.

    Sabia que o A-ha tem uma música ÓTIMA e muito legal sobre isso, veja a letra, se quiser, procure a música pra baixar e comprove:

    COZY PRISONS

    Take a moment if you dare
    Catch yourself a breath of air
    There’s another life out there
    And you should try it
    Dead-ends hide on every street
    Look before you place your feet
    Cracks and fissures keep the beat
    And you’re inside it


    Every thought you never dared to think
    Every mood you always knew would sink
    Every line you spoke out loud in a jest
    All the time you took to be your best
    Is soon forgotten


    The sun must never touch your skin
    It could expose the dark within
    You’re paranoid about the paranoia
    And panic hits without a sign
    You worry ‘bout it all the time
    Every perfect moment is a hidden warning


    Cuz everything makes your pretty head spin
    Nagging thoughts are starting to sink in
    With everything this way it’s better to forget
    Than end up in a place with something to regret


    Your transatlantic shopping sprees
    Your health forever guarantees
    Organic-bio-life’s a breeze in cozy prisons
    But hiding out in the salad bar
    Isn’t gonna get you far
    And bottled wine is vinegar tomorrow


    And everything around here makes your pretty head spin
    It’s piling up high – you’re back where you begin
    Moments you try so hard to forget
    Are promising to’ve been the best ones yet


    Yeah, everytime you shut your eyes it appears
    Everytime you trace your steps back here
    None of your convictions have the same old ring
    But no doubt you will find a place for everything
    In cozy prisons

    So if you’re careful
    You won’t get hurt
    But if you’re careful all the time
    Then what’s it worth?

    *****

    Bjs e saudades master de vc, fofa!

    ResponderEliminar
  2. Ai Aninha! Vc complementou a ideia com a frase do "guru", é bem isso! E adorei a letra da música, senhorita A-ha! Bjs!!!

    ResponderEliminar
  3. Ah, que bom que gostou da letra, Carlinha! Procure baixar a música pra poder senti-la melhor. Mas, não é por ser A-ha (não, magina...risos), mas a letra fala exatamente a esse lado que alguns de nós temos (sou uma dessas, infelizmente) de sair da "zona de conforto" que pro autor da letra é uma "prisão confortável". Meu, olha o final: So if you´re careful/You won´t get hurt/But if you´re careful all the time...Then what´s it worth ?
    Mas tô falando: baixa a música pra vc ter a noção exata de como ela é.
    Agora voltando a Sra Certinha, Sandy Léa...Sabe, acho que essa moça padece com o preconceito, só porque dizem que ela disse que casou virgem, que era toda recatadinha, purinha, intocável, voz macia, cantora perfeita e magrinha...Sabia que ela tem úlcera nervosa ? Não sei em que entrevista dela eu li isso, mas é verdade.
    Acho que pegaram muito no pé dela...Então, talvez por isso ela resolveu aceitar o convite da Schincariol e ser a "musa" da Devassa.
    No fundo ela deve ser gente como a gente e admira essas mulheres fodas como a Madonna, Lady Gaga e etc.
    Ufa, escrevi demais, se pudesse escreveria mais...ah, to tentando reaver o acesso ao meu blog mas parece impossível, não sei o que o blogspot fez com o meu blog, mas eu o acho, porém, não está na minha conta no Blogger. Ah...não sei o que fazer, vou ver com uma amiga minha...
    Bom, é isso, beijos e tenha uma ótima semana e, again: procura Cozy Prisons para baixar. Vc vai gostar. Ah, falando em A-HA,ontem, 13/10 fez 1 ano da minha aventura no Rio atrás do Morten, ai,ai...como passou voando. O_O

    Beijos,fui!

    ResponderEliminar
  4. Olha Aninha, não me convenceu muito, mas mesmo assim acho que a Sandy fez muito bem em aceitar ser garota propaganda da Devassa.E acho que você podia abrir uma nova conta, um novo blog...E aquela foto da "aventura" com o Morten, hein? Ficou "ótema", kkkkkk

    ResponderEliminar