domingo, 12 de setembro de 2010

O QUE FAZ VOCÊ FELIZ ?


Há muitos anos, uma reportagem da revista Veja sobre felicidade trazia a seguinte pergunta: "Quando você se sente mais feliz ?" Para meu espanto, eis a resposta da maioria dos entrevistados: "Na igreja ou em culto religioso". As alternativas do tipo"Viajando" ou "Em passeio com a família" ficaram em segundo lugar.

Não consegui entender como alguém podia se sentir feliz ouvindo uma missa enfadonha ou um discurso evangélico inflamado. Na época era isso que religião significava pra mim: um bando de regras ultrapassadas e moralistas ou um vendedor querendo empurrar a loja inteira para quem só está "dando uma olhadinha". OK. Se não era numa igreja, quando eu me sentia feliz ? O que eu mais gostava de fazer ? Dentre as alternativas, eu responderia: "Viajando". Mas será mesmo ?

Viajar é das melhores coisas da vida, mas já me senti a mais infeliz das criaturas em Cancun, por exemplo. E em Salvador também, se bem que não sei se conta, pois é como se fosse minha segunda casa. Tudo dependia do meu estado de espírito na viagem. Não era o lugar que me fazia feliz, mas meu estado de espírito.

E que estado é esse ? É um estado de alegria, de quietude, de alerta. É como estar aberto à vida, mas sem grandes inquietações. É como se tudo fizesse sentido, tudo estivesse no seu devido lugar.

É exatamente o que se busca na religião - se bem que eu prefiro o termo "espiritualidade" ou "religiosidade". Os que não acreditam numa força superior também podem buscar - e encontrar - a mesma coisa no silêncio, na meditação.

Hoje eu entendo aquela resposta dos entrevistados. No meu caso foi o espiritismo que ensinou: Paz interior, eis a felicidade nossa de cada dia. (mas uma viagenzinha continua indo bem)


PS - Ao mesmo tempo que o Fantástico exibia uma reportagem sobre espiritismo, o Edir Macedo pregava na Record. Será que o debate dos presidenciáveis (na Rede TV!) sobreviveu a essa disputa ?

2 comentários:

  1. Nem lembrei que teve debate na Rede TV!...Ah, verdade! Teve, vi os comentários bestas do Serra no dia seguinte no Yahoo! Não aguento aquela cara de Uncle Faster (o Tio Chico da Família Adams)...Ah, mas o foco é outro...O que me faz feliz ? Sinceramente ???? Não sei. Acho que felicidade é momento pra mim. Pra mim são momentos felizes...Assim como eu fui naquelas puta shows do A-ha. Quando lembro da minha aventura pra tirar fotinha ao lado do Morten e acho que "o" momento feliz foi quando fiz sotaque de gringa (não falei Mórtéin como se fala no Brasil e sim, Môrten - com as vogais átonas mesmo... como os britânicos...), chamei a criatura pelo nome, ele virou pra mim, olhou pra câmera e eu tirei aquela foto tremida - que eu acho o máximo - pois congelou aquele momento pra sempre onde ele fixava o olhar pro mesmo local que eu. Poético? Exagerado ?Besta ? Ah, pode ser, mas eu amei e acho que foi "O" meu momento de felicidade.

    ResponderEliminar
  2. Aquela foro é simplesmente o máximo, Aninha ! E bota aventura nisso, rss

    ResponderEliminar