sábado, 24 de abril de 2010

DICA PRECIOSA


Quando um livro lhe chamar, atenda.

Todos sabemos: nessa correria louca que vivemos, falta o tempo. Falta a grana.

Mas a atenção não pode faltar.

A atenção nos faz dar um jeito na falta de tempo e na falta de grana. Nos faz parar.

Parar e olhar o livro.

Comprar, emprestar, o que for.

Parar pra ler. Devorar.

Foi assim com "Preciosa", o livro que deu origem ao premiado filme de Lee Daniels, que entre outros prêmios arrebatou o Oscar de atriz coadvuvante para Mo´Nique, que interpreta a mãe de Precious.

Clareece "Precious" Jones é uma adolescente obesa, iletrada mãe solteira e grávida, que vive em Harlem. É vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte de seus pais, mas está disposta a ultrapassar todos os obstáculos.

Fica aí a mensagem do livro, que a gente sabe mas esquece com tanta facilidade: a vida é preciosa.

"Ela vai até a bolsa dela e pega aquela bolsinha velha de moedas, tão velha que mais parece a avó azul de alguém, e me dá três dólares. Alguma coisa se rasga dentro de mim. Quero chorar mas não consigo. É tipo se alguma coisa ficasse dentro de mim se rasgando, mas eu não consigo chorar. Penso em como estou viva, cada parte de mim que é células, proteínas, neutrôns, pêlos, buceta, olhos, sistema nervoso, cérebro. tenho poemas, um filho, amigas . Quero tanto viver. Mamãe me lembra que talvez eu não consigo. Tenho esse vírus no meu corpo que nem uma nuvem na frente do sol. Não sei quando, não sei como, talvez demore muito tempo, mas um dia vai chover."

Ah, eu choro.

Sem comentários:

Enviar um comentário